Vinícius Jonas de Aguiar

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

FOTO 150x150px

Bio || Bio

Vinícius Jonas de Aguiar nasceu em 28.03.1990 em Londrina, Brasil. É formado em Música (2008-2011) pela Universidade Estadual de Londrina, e possui mestrado em Filosofia (2013-2015) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é bolseiro da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) no Programa de Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade com o projecto intitulado Desenhando a Música: Análise da Composição e da Escuta segundo o Conceito Peirceano de Diagrama, inserido na linha temática Filosofia da Tecnologia. Desde o mestrado, realiza pesquisas acerca da música, criatividade musical e escuta musical em uma perspectiva filosófica, considerando as diferentes formas de se abordar aqueles temas, e possíveis diálogos entre as diferentes propostas de investigação dos mesmos (científicas, fenomenológicas, semióticas e artísticas).

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Filosofia da Música
  2. Diagramatologia
  3. Criatividade
  4. Estética
  5. Arte e Tecnologia

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Não-Doutorado

 

Grupos de Investigação || Research Groups

 

 

Linhas Temáticas || Thematic Lines

 

 

 

Contactos || Contacts

Campo Grande, Edificio C4, Piso 2 1749-016 Lisboa Portugal

viniciusjonass@gmail.com

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

 
Artigos / Articles
  1. PEREIRA, P. H. A. O., AGUIAR, V. J. Processo Abdutivo e Análise Musical: Discussões sobre o Processo Criativo. Em: III Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, 2014, Londrina. Anais do III Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina. Londrina: Biblioteca Central da Universidade de Londrina, v.1. p.171 – 178, 2014.
  2. AGUIAR, V. J. Notas sobre o Monismo de Triplo Aspecto. Em: Kínesis – Edição Especial (Debate), v.7(14), novembro, pp.62-67, 2015.
  3. AGUIAR, V. J. Ontological Incompleteness and Music by Slavoj Žižek (Critical Essay). In: International Journal of Žižek Studies, dezembro, 2016. (aceito para publicação/no prelo).
  4. AGUIAR, V. J. A Ontologia Incompleta da Música em Slavoj Žižek. Em: Guairacá, 2016. (aceito para
    publicação/no prelo).
  5. AGUIAR, V. J. Diderot e a Tese Materialista da Escuta Musical. Em: Ipseitas, Especial Filosofia Francesa, v.2,
    n.2, pp.268-278, 2016. Disponível em: http://www.revistaipseitas.ufscar.br/index.php/ipseitas/article/view/107/pdf_57
  6. AGUIAR, V. J. Diagrams and Art: some thoughts based on Peirce and Deleuze. Em: Kínesis, 2016. (em
    avaliação)
Traduções / Translations
  1. AGUIAR, V. J. Por que Vale a Pena Salvar Wagner? Tradução de Why is Wagner Worth Saving? De Slavoj
    Žižek. Em: Revista Contemplação, n.12, pp. 330-350, 2015.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. AGUIAR, V. J. Ciências Cognitivas e Percepção Musical, 2014. (Palestra – Universidade Estadual de
    Londrina)
  2. AGUIAR, V. J. Processo Abdutivo e Análise Musical: Discussões sobre o Processo Criativo, 2014.
    (Comunicação – Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina)
  3. AGUIAR, V. J. Máquinas e Composição Musical: Contribuições da Filosofia da Mente, 2013.
    (Comunicação – VII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP)
  4. AGUIAR, V. J. Dois de Cinco. Composição para trio (fagote, clarinete e piano). Evento: Concerto dos alunos
    de composição musical FML, 2012. Cidade do evento: Londrina. País: Brasil. Instituição
    promotora: Ministério da Cultura. Tipo de evento: Concerto. Atividade do autor: Compositor.
    Data da estreia: 24/07/2012. Local da estreia: Teatro Crystal.