Bio || Bio
        Gestora de Ciência com doutoramento em desenvolvimento do peixe zebra, Filipa Carreira de Avelar Barbosa, licenciada em Biologia Microbiana e Genética pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutorada na University College of London em Biologia do Desenvolvimento e Genética sob a orientação do Professor Steve Wilson.
        Actualmente colaboradora educativa do Centro de Estudos de doenças crónicas (CEDOC), 	recentemente foi voluntária no Programa Escolher Ciência e na European Space Expo patrocionada pela Câmara Municipal de Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundação Gulbenkian. 	
  
        Anteriormente, foi science manager no projecto Medialab no Diário de Notícias, onde explorou os seus conhecimentos no campo da Educação e Comunicação. 	Realizou um pós-doutoramento na área de comunicação de ciência, mais especificamente em "Public Engagement in Science" no Instituto Gulbenkian de Ciência onde diariamente contatou, e por vezes colaborou, com investigadores da Fundação Champalimaud. 	Previamente a esta posição trabalhou diretamente no Grupo do Doutor Domingos Henrique, atualmente grupo do Instituto de Medicina Molecular e grupo externo da Fundação Champalimaud, onde estabeleceu uma excelente relação com o Investigador Principal e os seus colaboradores, sendo o Doutor Domingos Henrique e o Professor Doutor António Coutinho os responsáveis pelo seu regresso ao Instituto Gulbenkian de Ciência, onde trabalhou sob a direção da Doutora Ana Godinho, hoje em dia, coordenadora do Gabinete de Comunicação da Fundação de Ciência e Tecnologia.    
  
        De salientar que, durante a licenciatura e doutoramento, os 7 artigos publicados foram na área da neurobiologia, cascatas oncológicas e factores tóxicos envolvidos na formação de tumores, fornecendo deste modo uma excelente plataforma de conhecimento científico.   Nos últimos anos tem vindo a desenvolver um trabalho mais direcionado para o público leigo em Ciência na área educacional, conhecimento este adquirido na pós-graduação no ISEG orientada pelo Professor Doutor Nuno Crato, realizada em 2008.
      
Membro Integrado Doutorado
Epistemologia e Metodologia (Membro)
Área de Investigação Ciência e Comunicação (Membro)